top of page
Buscar

A sustentabilidade na vida pessoal e empresarial

Os primeiros passos e a importância de aplicar a sustentabilidade na vida pessoal e empresarial.




Nos últimos anos, a preocupação com a conservação do meio ambiente notoriamente aumentou. As pessoas estão cada vez mais interessadas em não só aprender a ser sustentável, como também a cobrar esse posicionamento de empresas de diversos ramos. Com isso em mente, é preciso discutir sobre o que é sustentabilidade e como aplicá-la de forma efetiva na vida pessoal e profissional.


Mas então o que é sustentabilidade?


De acordo com Elimar Nascimento, sociólogo e professor da Universidade de Brasília, a sustentabilidade tem sua origem na ecologia, com a resiliência dos ecossistemas; e na economia, como extensão do desenvolvimento.

É necessário entender que a sustentabilidade está entrelaçada com o Desenvolvimento Sustentável, o qual é uma forma de desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer as gerações futuras. Considerando isso, para adquirir um meio de vida sustentável é fundamental a aplicação das três dimensões do Desenvolvimento Sustentável (também chamadas de Tripé da Sustentabilidade): ambiental, econômica e social.



E como aplicá-la na vida pessoal?


Trazer a sustentabilidade para a rotina pessoal está muito relacionado com o padrão de consumo de cada um. É importante que ele seja repensado buscando um consumo consciente, aproveitando os produtos ao máximo e entendendo o valor real que cada produto possui. Uma dica é sempre levantar questões como “eu preciso mesmo comprar isso?” ou “eu tenho como aproveitar algo que já possuo?”, “preciso jogar isso no lixo ou tenho como reutilizar?”. É nesse momento que entram os produtos reutilizáveis que ganharam tanta fama ultimamente. Muitas pessoas se deixaram levar pela moda e não perceberam que poderiam aproveitar produtos que já tinham em casa. Por isso é importante mudar a forma de enxergar os produtos, antes de ir atrás de novos. Nesse processo, a educação ambiental é extremamente necessária, falar com pessoas que estudam sobre sustentabilidade e podem repassar esse conhecimento é enriquecedor. A mudança de hábito precisa ser feita, primeiramente, buscando conhecimento e se sensibilizando sobre o assunto.

A O2 Consultoria Ambiental Jr. oferece serviços sobre educação ambiental que podem ampliar o seu conhecimento.


E como eu posso trazer a sustentabilidade para a minha empresa?


A sustentabilidade empresarial vai além de uma mudança da mentalidade do empresário, ela exige formalidades maiores com políticas sustentáveis. Para a execução dessas políticas, é primordial o acompanhamento de uma empresa especializada em consultoria ambiental. Nesse processo são analisadas as condições da empresa em relação ao cumprimento das leis (municipais, estaduais, federais), como também, onde a empresa quer chegar (redução de resíduos, de contaminantes, educação de crianças e adolescentes, entre outros). A O2 Consultoria Ambiental Jr. sempre busca auxiliar quem quiser seguir o caminho da sustentabilidade.


Referências:

Nascimento, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/yJnRYLWXSwyxqggqDWy8gct/?lang=pt



43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Sobre Nós O2 Consultoria Ambiental Júnior
  • Facebook O2 Consultoria Ambiental Júnior
  • Instagram O2 Consultoria Ambiental Júnior
  • Linkedin O2 Consultoria Ambiental Júnior
bottom of page