top of page
Buscar

Ciências Ambientais: a profissão do futuro

Entenda como funciona esse curso que veio inovar a esfera ambiental e saiba o porquê dele ser um destaque dentre os demais


A O2 Consultoria Ambiental Júnior é a empresa júnior que representa o curso de Ciências Ambientais (CiAmb) da Universidade de Brasília (UnB). E nada mais justo do que contarmos um pouco sobre o funcionamento do curso que nos abarca, não é mesmo?


Por que criar mais um curso na área ambiental?


Criado no Segundo semestre de 2009, o curso de Ciências Ambientais surgiu tentando suprir as necessidades que os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Agronomia e Biologia não supriram. Essas necessidades diziam a respeito de um curso voltado para o meio ambiente, que tentasse compreender, de uma forma mais profunda e sistêmica, como os seres humanos se relacionam com o mesmo. Ademais, sendo voltado para o desenvolvimento sustentável, para as relações humanas com ecossistema, para o manejo de recursos e até mesmo aspectos econômicos, considerando a importância fundamental dos fatores ambientais dentro dessa perspectiva.


Nosso maior objetivo é explicar sobre as cadeias de seletividade do curso de CiAmb, afinal, definitivamente são um diferencial se comparado a outros cursos de Ciências Ambientais ao redor do Brasil, além de ser diferenciado quando comparado aos outros cursos da UnB.


De maneira geral, todo curso de graduação tem um departamento principal que o representa. O Curso de Direito, por exemplo, tem a Faculdade de Direito (FD) e o de Medicina, por sua vez, tem a Faculdade de Saúde (FS). Já o Curso de CiAmb tem um caráter peculiar nesse quesito, uma vez que há cinco departamentos que nos representam, sendo eles: Instituto de Química (IQ), Instituto de Geociências (IG), Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), Instituto de Biologia (IB) e a Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE).


As cadeias de seletividade


Por CiAmb ser um consórcio de vários departamentos, acabou se pensando em uma estratégia para que todos participassem do currículo do curso, mas sem pesar nos créditos necessários para se formar. Desta forma, foram criadas as Cadeias de seletividade.

Mas você deve está se perguntando: como funcionam essas cadeias de seletividade?


Basicamente, cada um dos departamentos possui uma cadeia de seletividade dentro do curso de Ciamb, que são um bloco de matérias específicas que você precisa fazer para se formar. São elas:

  • Planejamento Ambiental: é a cadeia da FACE, a qual é direcionada para a parte de Economia, planejamento público, gestão de recursos, instrumentos ambientais.

  • Políticas de Sustentabilidade: representa o CDS, sendo focado em sustentabilidade, políticas públicas, educação ambiental.

  • Conservação e Uso da Biodiversidade: é a cadeia correspondente ao IB, voltada para a biologia, conservação de espécies e manejo da biodiversidade.

  • Manejo e conservação dos recursos hídricos: é representada tanto pelo IG quanto pelo IQ, sendo voltada para a parte dos recursos hídricos e do solo, manejo do solo, uso da água.


Funcionamento das cadeias


Durante os quatro primeiros semestres da graduação, você se depara com o ciclo básico que são um conjunto de matérias obrigatórias que norteiam a sua escolha para uma das cadeias de seletividade. A partir do 5º semestre, você pode escolher uma delas, sendo obrigatório concluir todas as matérias dela para poder formar. Lembrando que só porque no 5º semestre você optou por uma delas, não quer dizer que você não possa mudar, eventualmente, fazer matérias das outras cadeias ou até mesmo se formar em mais de uma cadeia.


Por fim, um fator que as cadeias de seletividade dão ao curso é o caráter de interdisciplinaridade, o qual foi um dos motivos para CiAmb ter sido criado. Você, como estudante, acaba tendo a oportunidade de explorar e aprender sobre diversas áreas do conhecimento, sendo imprescindível para a formação de um profissional, principalmente, do Cientista Ambiental. O meio ambiente é um tema complexo e multifacetado, um profissional que esteja ciente e preparado para essas diversas abordagens é fundamental, necessário e, com certeza, um diferencial no mercado de trabalho.



559 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Sobre Nós O2 Consultoria Ambiental Júnior
  • Facebook O2 Consultoria Ambiental Júnior
  • Instagram O2 Consultoria Ambiental Júnior
  • Linkedin O2 Consultoria Ambiental Júnior
bottom of page