Investir em compensar a emissão dos gases de efeito estufa
não é apenas benéfico ao meio ambiente, como também pode ser para o empreendedor.
Em décadas recentes o mercado passou a se adaptar a um novo tipo de cliente: o consciente de suas compras e preocupado com os efeitos que elas têm sobre sua pegada ecológica.
A Pegada Ecológica é um conceito simples: qual o custo ambiental que você causa ao Planeta? Qual a tradução do seu estilo de vida em impactos na capacidade ecológica global, seja em gases de efeito estufa, poluentes emitidos e perda da biodiversidade?
Essa pergunta é uma síntese de uma metodologia inventada em 1996 para se calcular o peso que uma pessoa tem sobre fatores destrutivos ao Planeta como um todo, se baseando principalmente na extração dos produtos consumidos e ações cotidianas. Um exemplo: quanto gás carbônico é emitido para se produzir uma sacola plástica? Quanto ela pode poluir após o seu uso e descarte? A soma dessas respostas nos leva a outra pergunta: existe uma alternativa para que esse impacto seja menor?
Uma pessoa pode se preocupar em reduzir ou controlar a emissão de gases de efeito estufa que gera, assim como ela pode se preocupar ao usar uma sacola plástica por ser um conhecido poluente. Assim ocorrem as mudanças de tais hábitos, com o consumidor consciente passando a fazer tais perguntas sobre seu estilo de vida para moldar suas compras.
Além da redução, existe outro meio de se reduzir um dano ecológico: a compensação. Como é praticamente impossível a não emissão de poluentes, uma pessoa ou empresa pode calcular a quantidade de gás carbônico e outros principais poluentes para comprar igual quantidade de créditos de carbono, fazendo equivalência dos danos por ela emitidos com investimento na não emissão de igual quantidade de poluição.
Um consumidor atento sobre o assunto do desenvolvimento sustentável pode ver como um benefício comprar em um estabelecimento que tenha seus impactos ambientais devidamente compensados, pois saberá que o produto que consome virá com uma pegada ecológica menor que de outros negócios competidores. Em uma pesquisa feita pela Toluna, empresa de estudo com consumidores, e a FGV (Fundação Getúlio Vargas), 75% dos brasileiros entrevistados afirmam comprar produtos “bons para o mundo”, 80% tomam medidas para viver um estilo de vida sustentável e 87% tem interesse em viver este estilo. Na mesma pesquisa 27% dos questionados.
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