Buscar

Educação Ambiental: Breve História


Por: Ludmilla Cristina








Educação Ambiental é um processo educativo voltado para a formação de indivíduos preocupados com as questões ambientais, ensinando e conscientizando sobre as ações que podem ser feitas para a sustentabilidade, conservação e preservação do Meio Ambiente. Mas você sabe realmente a importância desse serviço oferecido pela O2 Consultoria Ambiental?


Uma breve história da Educação Ambiental no Brasil

A relação homem-natureza existe desde o surgimento da espécie humana, precisamos dos recursos naturais para tudo que consumimos, desde alimentos até a matéria-prima para nossas casas. Em 1934 as autoridades brasileiras já percebiam os efeitos negativos da má utilização das terras com a agropecuária e da falta de conhecimento da população sobre o meio ambiente, mas não tomaram grandes providências, o desenvolvimento econômico era mais importante e não havia grandes debates sobre um desenvolvimento sustentável.


Depois de alguns encontros internacionais e muito negacionismo,

com a Conferência de Estocolmo, a Presidência da República criou o primeiro órgão brasileiro de gestão ambiental, a Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em 1973, onde as discussões sobre as problemáticas ambientais e a necessidade da EA (Educação Ambiental) começaram a se intensificar.


Somente em 27 de abril de 1999 foi criada a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), sancionada durante o governo Fernando Henrique Cardoso. A Lei nº 9795 estabelece diretrizes e tem, como principal objetivo, estimular a conscientização pública sobre o dever de proteger o meio ambiente por meio da educação.




Mas a EA é realmente aplicada como deveria nas escolas?

O Art. 2º da Lei n° 9795 determina que a educação ambiental deve estar presente em todos os níveis do ensino brasileiro - em caráter formal ou informal - sendo um direito de todos os cidadãos.


As escolas têm papel fundamental no desenvolvimento das crianças em paralelo com a educação recebida dos pais, por isso é de extrema necessidade a implementação de ações e projetos que incentivem práticas ambientalmente corretas, desde os primeiros anos escolares até o ensino médio.


Mas, infelizmente, não vemos muitas escolas aplicando a EA na teoria e muito menos na prática. Estamos estudando para sermos Cientistas Ambientais e nos esforçando dentro da O2 para transformar esse cenário!



Como implementar a EA nas escolas?

Com a falta de apoio do governo e sem um conteúdo específico formulado pelas autoridades juntamente com ambientalistas, a implementação da EA fica livre a cada escola, mas pode ser realizada por meio de conteúdos em sala de aula com atividades práticas tanto para o ambiente escolar quanto para fora dele, a conscientização e mudança de hábitos é um processo gradual e com pequenas atitudes diárias.


Exemplos do que pode ser aplicado na EA:

  • Incentivar o consumo consciente de recursos como água e energia (colocando placas nos banheiros, bebedouros e salas de aula);

  • Ensinar a importância da coleta seletiva e disponibilizar lixeiras recicláveis;

  • Promover a redução do uso de plástico, dando preferência por produtos que agridam menos o meio ambiente;

  • Fazer o reaproveitamento de materiais e evitar o desperdício;

  • Fazer uma horta coletiva;

  • Exibição de filmes;

  • Passeios às cooperativas de reciclagem;

  • palestras.



A importância desse serviço

Vimos que é de extrema importância a EA ser aplicada desde os primeiros anos de vida das crianças, mas a Educação Ambiental é para todos. É uma ferramenta social que promove a formação de novos valores, mudança de hábitos e melhor convivência em sociedade.


As crianças de hoje serão os adultos de amanhã, responsáveis por tomar decisões e garantir uma relação equilibrada com o meio ambiente, para que as gerações futuras não


A O2 oferece o serviço de Educação Ambiental e atende escolas, empresas, comércio, condomínios ou qualquer segmento que deseja inovar e propor mudanças na empresa e nos seus funcionários. Visite nosso site e conheça nossos serviços e o que já fizemos para as questões ambientais, apresentando soluções criativas, sustentáveis e inteligentes aos impasses de nossos clientes.


REFERÊNCIAS:

LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

PORTAL RESÍDUOS SÓLIDOS. História da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo. Disponível em: História da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo - portalresiduossolidos.com




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Sobre Nós O2 Consultoria Ambiental Júnior
  • Facebook O2 Consultoria Ambiental Júnior
  • Instagram O2 Consultoria Ambiental Júnior
  • Linkedin O2 Consultoria Ambiental Júnior